Por favor, avise que esteve aqui, deixando pelo menos um "oi"!

sexta-feira, 19 de março de 2010

Hoje a Igreja celebra... SÃO JOSÉ




Hoje a Igreja celebra...
São José

Pela grande e importante missão que Deus confiou a São José, podemos aferir sua extraordinária virtude e santidade. Conforme ensina São Tomás de Aquino, Deus confere as graças e privilégios à medida da dignidade e da elevação do estado a que destina o indivíduo. Pode-se imaginar dignidade maior que a de São José que, pelos desígnios de Deus, devia ser esposo de Maria Santíssima e pai nutrício de seu divino Filho?
O Evangelho o define em três palavras: “José era justo”. Ora, os santos doutores da Igreja afirmam que este qualificativo designa que São José possuía todas as virtudes num grau elevado de perfeição.
A Igreja chama-o também de “Santíssimo”, qualificativo que não dá a nenhum outro Santo. Assim podemos deduzir que consumada perfeição ele atingiu! “Oh! que santo maravilhoso é o preclaro São José”, diz São Francisco de Sales. Dir-se-ia que ele foi tão perfeito ou que possuiu as virtudes no mesmo grau excelso em que as possuía a Santíssima Virgem Maria.
Ele era da família de Davi. Entre seus antepassados havia Patriarcas, reis e príncipes. À sua família fora prometido o trono com eterna bênção. Sua glória e grandeza decorre de pertencer à família que devia dar ao mundo o Salvador. Da haste de Jessé, e da estirpe de Davi, devia nascer o Messias prometido. Que honra e que dignidade!
Nele verificou-se o sonho de José do Egito. O sol de justiça, a lua mística o veneram, as estrelas da pátria celeste se curvam diante dele. A Igreja lhe atribui um culto especial. Seu nome enche de alegria o Céu e faz tremer o inferno. Honram-no os Anjos e cumprem suas ordens.
Ao lado da devoção a Jesus e a Maria devemos ter a de São José, pois eles estiveram sempre juntos. Esta é uma devoção sólida, pois a Santa Igreja sempre a recomendou aos seus filhos; os Papas a recomendam incansavelmente aos fiéis; os Santos Doutores da Igreja propagam e aconselham a sua prática.
Os que têm a ventura de abraçá-la, logo sentem seus maravilhosos efeitos. Caminham de virtude em virtude, de graça em graça, até atingir um elevado grau de perfeição.
Mil e mil vozes, em todo o mundo, proclamam os benefícios incontáveis desta devoção. “Não sabeis que sou todo de São José?” dizia São Francisco de Salles, na hora da morte.
São José, sendo um pai de bondade e misericórdia, não se deixa vencer em amor e liberalidade. Vendo que alguém se lhe entrega plenamente, para honrá-lo e servi-lo, protege-o duma maneira inefável.
Cumula seus devotos de suas graças, reveste-os de seus merecimentos, esclarece-os com suas luzes, prodigaliza-lhes o apoio de seu patrocínio.
Esta devoção, tal como a de Maria Santíssima, é um caminho fácil para chegarmos até Deus, pois o percorremos com segurança, tranquilidade e doçura.
É um caminho curto e perfeito, pois quem é guiado por São José não se desvia, avança sem cair, sem recuar, a passos gigantes em direção a Deus.
É o caminho seguro trilhado por Jesus e pelos Santos, e quem o seguir não vai ficar decepcionado. Como pai de bondade ele ama seus filhos com ternura incomparável, os conduz com firmeza, protege-os em todas as adversidades, e intercede por eles em qualquer dificuldade, obtendo-lhes as bênçãos do Pai Celestial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade, sua opinião é muito importante!