Por favor, avise que esteve aqui, deixando pelo menos um "oi"!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Campanha Nacional contra o Extermínio e Violência de Jovens


O que é a Campanha?

É uma ação articulada de diversas organizações para levar a toda sociedade o debate sobre as diversas formas de violência contra a juventude, especialmente o extermínio de milhares de jovens que está acontecendo no Brasil. Com isso, a Campanha objetiva avançar na conscientização e desencadear ações que possam mudar essa realidade de morte.


Como começou?

A Campanha nasceu da reflexão da 15ª Assembléia Nacional das Pastorais da Juventude do Brasil (ocorrida em maio de 2008), fruto da indignação crescente dos/as delegados/as presentes naquela assembleia e da revolta ante ao crescente número de mortes de jovens no campo e na cidade, em todos os cantos do país.


Quem promove?

As Pastorais da Juventude do Brasil (Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude Estudantil, Pastoral da Juventude do Meio Popular e Pastoral da Juventude Rural). Com o objetivo de unir forças na defesa da vida da juventude, várias outras organizações estão se juntando como parceiras da Campanha. No Seminário Nacional de preparação da Campanha, realizado em maio de 2009, várias organizações estiveram presentes: Setor Juventude – CNBB Comissão Brasileira de Justiça e Paz Conferência dos/as Religiosos/as do Brasil Conselho Nacional de Leigos e Leigas Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude Campanha Reaja ou será mort@! Associação de Familiares e Amigos/as de Presos/as – Bahia Jornal Mundo Jovem Via Campesina


Quais serão as ações da Campanha?


As ações serão feitas a partir dos três eixos da Campanha:


Eixo I: “Formação política e trabalho de base” Ações de conscientização e sensibilização quanto aos debates de segurança pública, sistema carcerário, direitos humanos, outros tipos de violência... Elaboração de texto-base. Subsídios preparatórios às Atividades Permanentes das Pastorais da Juventude do Brasil alinhados com a temática da Campanha (Semana da Cidadania, Semana do/a Estudante e Dia Nacional da Juventude). Organização de Seminários Estaduais, de discussão e planejamento da Campanha. Criação de um site da Campanha para disponibilizar subsídios, informações e possibilitar a interação com todas as pessoas que aderirem à Campanha.


Eixo II: “Ações de massa e divulgação” Organização de uma Marcha Nacional (2011), com o objetivo de denunciar a violência e mobilizar a sociedade no que se refere ao extermínio de jovens. Organização de pré-marchas locais. Ações a partir das Atividades Permanentes da Pastorais da Juventude do Brasil.


Eixo III: “Monitoramento da mídia e denúncia quanto à violação dos direitos humanos” Acompanhamento e denúncia das violações de direitos humanos praticadas pela mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade, sua opinião é muito importante!