Por favor, avise que esteve aqui, deixando pelo menos um "oi"!

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

100 Anos da Arquidiocese, dom Moura reforça união da Igreja

Desde as 17h de sexta-feira, 10 de dezembro de 2010, a movimentação já era intensa na Praça da Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São José, centro histórico de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, para a celebração solene pelos 100 anos da Arquidiocese de Montes Claros. Muita gente entrava antes na igreja matriz para confessar e preparar-se para receber a indulgência plenária permitida pelo papa Bento XVI para esta ocasião especial. Na Galeria Godofredo Guedes do Centro Cultural Hermes de Paula, visitantes observavam a Exposição do Centenário, como fiéis missionários da Paróquia São João Batista de Terra Branca, Vale do Jequitinhonha, no Setor Sudeste Arquidiocesano.


Para animar o público presente a esta cerimônia religiosa - cerca de três mil pessoas de todas as 59 paróquias, quase-paróquias e comunidades eclesiais da Arquidiocese -, o Hino do Vaticano foi tocado, além do Hino Nacional Brasileiro, este cantado pelo padre Jairo da Silva Queiroz, pároco da Paróquia São Sebastião de Capitão Enéas. Na Procissão de Entrada, bispos, padres, diáconos permanentes, seminaristas, religiosos, leigos com o estandarte de cada paróquia caminharam até o palco armado na Praça da Matriz para esta celebração. Todos os bispos da Província Eclesiástica de Montes Claros estavam presentes a este momento festivo para todo o Norte de Minas Gerais: dom Leonardo de Miranda Pereira, bispo diocesano de Paracatu, dom José Moreira da Silva, bispo diocesano de Januária, dom José Ronaldo Ribeiro, bispo diocesano de Janaúba, e o arcebispo metropolitano de Montes Claros, dom José Alberto Moura, presidente desta missa.

Na Homilia da Celebração Eucarística, dom Alberto fez questão de enfatizar a caminhada de união desta Igreja particular. “Conscientes para atingirmos o nosso objetivo (...), a nossa mente com Ele orienta esta caminhada de Igreja, mas de uma Igreja vivendo em comunhão, pois grupos separados são como que barquinhos que querem atravessar o oceano, mas a agitação das ondas é muito forte”, pontuou o arcebispo e completou. “Por isso que Jesus instituiu a sua Igreja sobre a rocha dos apóstolos e a orientação de Pedro. Nós acreditamos nesta Igreja", declarou dom Moura.


Maria Mãe da Igreja

O arcebispo metropolitano de Montes Claros ressaltou a iniciativa do quinto bispo diocesano de MOC (1956-1988) para que Maria Mãe da Igreja fosse a padroeira principal da Arquidiocese de Montes Claros. "E como foi feliz dom José Alves Trindade em pedir para o santo padre, o papa Paulo VI, que nos presenteasse com a titularidade de Maria Mãe da Igreja para que assim nós realmente nos sintamos Igreja com esta Mãe que nos ajuda a iluminarmos a toda a caminhada da existência com a perspectiva divina dentro do humano”, sublinhou dom Alberto.

E ainda destacou. “E nós temos esta história construída por verdadeiros pioneiros e pioneiras já desde a época dos premonstratenses, das Irmãs do Sagrado Coração de Maria de Berlaar” por vários outros sacerdotes, religiosos e leigos. Quase no fim da celebração, o chanceler da Arquidiocese, o monsenhor José Osanan de Almeida Maia caminhou e ergueu, para todo o povo de Deus presente, a Bula “Postulat Sane”, do papa São Pio X, a de criação da Diocese de Montes Claros, datada de 10 de dezembro de 1910. Depois a assembleia cantou parabéns para esta Igreja Centenária a serviço da vida e da dignidade para todos. Ao final, dom Moura concedeu a Bênção Final com Indulgência Plenária.


CLIQUE NOS LINKS E ASSISTA VÍDEOS DA MISSA PELOS 100 ANOS DA DIOCESE

Padre Jairo canta o Hino Nacional nos 100 Anos da Arquidiocese
http://www.youtube.com/watch?v=vozDlKSgXaM


Bênção Final com Indulgência Plenária
http://www.youtube.com/watch?v=uoE50a6xQe8




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade, sua opinião é muito importante!