Por favor, avise que esteve aqui, deixando pelo menos um "oi"!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Epifania do Senhor!



Celebramos a Epifania do Senhor ou como diz o povo a festa de Reis. Dia de dançar o reisado, festa popular sem beleza igual. A Epifania é a solenidade da MANIFESTAÇÃO do Senhor. Jesus veio ao mundo para ser reconhecido e amado. Só amamos o que conhecemos e a melhor forma de conhecimento é o Amor!

A solenidade da Epifania revela o quanto o amor é forte, aceitando morar na fragilidade humana e através dela se revelar.

Os Magos mostram também que sempre estamos buscando sentido, direção, caminho, luz e verdade!

Gaspar, Melchior e Baltazar são os nomes que receberam. As iniciais de seus nomes eram escritas sobre as portas para afastar a maldade e a miséria, que estejam em nossos corações para atrair o bem e a solidariedade que nos fazem caminhar.

A Epifania, pela presença da estrela, é a festa da luz. Luz que é salvação no Cristo presente-presença. Com o nascimento de Jesus, a cidade terrena encheu-se de salvação, como uma sala se ilumina ao acender da lâmpada.

Somos convocados a uma comunhão universal com todos os povos, com os diferentes feitos de adorar a Deus e buscar a libertação. A estrela indica um caminho alternativo, um caminho que não passa pelo conhecimento dos grandes, mas pelo discernimento dos pequenos e fracos, o caminho que nos leva ao Menino de Belém.

Epifania é a festa da disponibilidade. Epifania é a festa da possibilidade de conhecer a Deus.

Os pastores – gente simples do povo – reconheceram o Menino Deus e voltaram ao trabalho “glorificando e louvando a Deus” (Lc 2,20). Os Magos – gente sábia – “encheram de grande alegria e, caindo por terra, o adoraram” (Mt 2,10-11).

Epifania, festa de luz, festa da salvação universal. Assim é preciso pôr-se em contínua caminhada na busca do verdadeiro encontro com Jesus. Precisamos descobrir a estrela que nos guie de forma segura ao longo do ano na busca do rosto sereno e radioso do Senhor.

3 comentários:

  1. Selinho pra você, um selinho super legal!!! pegue-o pra você: http://catequesecomcriancas.blogspot.com/2012/01/catequese-com-criancas-e-bom-d.html

    paz e luzzzzzzzz

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Que alegria poder partilhar as experiências vividas com catequistas de outros lugares.
    Gostei muito do seu blog.
    Convido você a participar de nosso sorteio.
    Um abraço.
    Ana Virgínia
    http://catequeseepartilha.blogspot.com/2012/01/1-sorteio-do-blog-catequese-e-partilha.html

    ResponderExcluir
  3. Olá, estou organizando o cadastro dos integrantes dos Catequistas Unidos e peço que envie um e-mail para: catequesenanet@yahoo.com.br, com os seguintes dados.
    O link de seu blog:
    Nome Completo:
    Endereço para correspondência:
    Telefones:
    Paróquia / Cidade / Estado
    Estes dados serão para uso exclusivo da moderação do grupo.
    Conto com sua coolaboração!
    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir

Fique a vontade, sua opinião é muito importante!