Por favor, avise que esteve aqui, deixando pelo menos um "oi"!

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Nomes e Simbolos - Espírito Santo

NOMES DO ESPÍRITO SANTO
O termo Espírito vem do hebraico “Ruah”, que significa sopro, ar, vento. Espírito e Santo são atributos divinos, e comum às três pessoas: Espírito Santo.

PARÁCLITO – Aquele que é chamado para perto de. É habitualmente traduzido por: Consolador, sendo Jesus o primeiro Consolador.

O próprio Senhor chama: Espírito da Verdade, Espírito da Promessa, Espírito de Cristo, Espírito do Senhor, Espírito de Deus e Espírito da Glória, em diversas citações bíblicas.

OS SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO

A ÁGUA - O símbolo da água é significativo da ação do Espírito Santo no Batismo. Após a invocação do Espírito Santo Ele se torna o sinal sacramental eficaz do novo Nascimento.

A UNÇÃO – A unção com óleo, também é significativo do Espírito Santo até o ponto de se tornar sinônimo dele (Jo. 2,20-27). É o sinal sacramental da confirmação.

O FOGO – O fogo significa a energia transformadora dos atos do Espírito Santo. O profeta Elias que “surgiu como fogo cuja palavra queimava como uma rocha” (Eclo.48,1), pela sua oração atrai fogo do céu sobre o sacrifício de Monte Carmelo (1Rs.18,1), figura do fogo do Espírito Santo que transforma o que toca.

A NUVEM E A LUZ – São símbolos inseparáveis nas manifestações do Espírito Santo, a nuvem ora escura, ora luminosa revela Deus Vivo e Salvador, escondendo a transcendência da sua Glória com Moisés no Monte Sinai durante a caminhada pelo deserto, e na tenda das Reuniões, que cobre a Virgem Maria com a sua sombra para que ela conceba Jesus, no Monte da Transfiguração e finalmente é essa nuvem que subtrai Jesus aos olhos dos discípulos no Dia da Ascensão (At.1,9).

O SELO – É um símbolo próximo ao da unção. É o Cristo que Deus marcou com o Seu Selo (Jo. 6,27). Por indicar o efeito indelével da unção do Espírito Santo nos sacramentos do Batismo, da Confirmação e da Ordem, a imagem do “SELO” tem sido utilizada em certas tradições teológicas para exprimir o “caráter” indelével impresso por estes três sacramentos que não podem ser reiterados.

A MÃO – É impondo as mãos que Jesus cura os doentes e abençoa as criancinhas. A Epístola dos Hebreus coloca a imposição das mãos entre os artigos fundamentais do ensinamento. É o sinal da efusão onipotente do Espírito Santo. A Igreja conservou nas suas epicleses sacramentais.

O DEDO – É pelo dedo de Deus que Jesus expulsa os demônios (Lc.11,20).

A POMBA – No fim do dilúvio, a pomba solta por Noé volta com um raminho de oliveira no bico, sinal que a terra de novo é habitável. Quando Cristo volta a subir da água do seu Batismo, o Espírito Santo desce e sobre Ele e permanece (Mt.3,16). O símbolo da pomba para traduzir o Espírito Santo é tradicional na iconografia cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade, sua opinião é muito importante!