Por favor, avise que esteve aqui, deixando pelo menos um "oi"!

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Pentecostes, a paz e o Espírito Santo em Nós...

Pentecostes em grego, significa qüinquagésimo. Pentecostes, ou Festa da Messe, era celebrada pelos judeus 50 dias após a Páscoa.

Lucas aponta o ideal que deve orientar a caminhada de nossas comunidades em sua narração da descida do Espírito Santo sobre os 120 discípulos e discípulas no Dia de Pentecostes.

No dia de Pentecostes, todos os Apóstolos estavam no cenáculo. Foi um dia extraordinário, para eles e para Maria, que com eles, esperava o Espírito Santo prometido por Jesus.

O Espírito fez transformações naquelas pessoas que de lá saíram anunciando a todos o Ressuscitado. Assim, nascia a Igreja de Jesus, carregando a Missão de levar a Boa Nova da Salvação até as extremidades da terra.

Possuídos pelo Espírito, os apóstolos adquiriram uma nova compreensão de Jesus e tudo que Ele havia dito e feito. Daí atraíam multidões, davam força e enriqueciam a Igreja. Entre nós, há pessoas impregnadas pelo Espírito Santo, mas qualquer um de nós, deve falar quando e como o Espírito Santo se manifestou com maior evidência em sua vida.

A Festa de Pentecostes acontece em Jerusalém que nesta ocasião estava cheia de peregrinos de todas as partes do mundo. Era gente piedosa, aberta aos apelos de Deus. Mesmo assim, se perguntavam: O que quer dizer tudo isso?(At.2,12).

Quem pode conter o vento, o fogo e as línguas do Espírito? A simbologia nos indica a força vital e a energia divina que o Espírito dá vida às criaturas.
Os Apóstolos, de medrosos (Jo. 20,19), abrem agora as portas e enfrentam a multidão (At.2,14). Dão testemunho corajoso anunciam a Boa Nova, mesmo com tantas dificuldades(At.13,4).
 
O sentido de Pentecostes é muito atual em nossos dias, sobretudo ao pensarmos na grande diversidade de pessoas que convivem no espaço da cidade. Gente que vive de esperanças, que quer dar sentido à própria vida e que está aberta para acolher a novidade da presença de Deus.

Muitas pessoas de hoje, como os apóstolos, cada vez mais despertam para um maior compromisso com a fé.

A Força do Espírito Santo atua escondida no ordinário da vida, no diálogo franco e aberto, para a construção da paz e da justiça, na superação da fome e da miséria, na alegria das crianças que são acolhidas, na maior participação da juventude, no afagar carinhoso dos idosos, na aceitação da dor, no servir, sem buscar referências, na oração silenciosa, no pedir desculpas, na escuta de alguém.

Sinalizados com o fogo do testemunho, com o vento da coragem e com a língua do ardor da Palavra, podemos trabalhar para que as nossas comunidades sejam comunidades de partilha.

Partilha da Vida - “E colocavam tudo em comum” (At.2,44). Partilhar não só os bens, mas os sentimentos, as experiências de vida.

A partilha é a atitude visível da presença do Espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade, sua opinião é muito importante!