Por favor, avise que esteve aqui, deixando pelo menos um "oi"!

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

ATOS DOS APÓSTOLOS

INTRODUÇÃO
1 - O momento histórico

Nos tempos da redação dos At (80-90) Roma domina a Palestina e todas as regiões circunvizinhas. Israel está sob o jugo romano desde 66 a.C.

O poder político era assim exercido na Palestina:
a) Sinédrio: conselho de judeus presidido pelo sumo sacerdote (papa judeu). Este governava religiosa e politicamente. Era assistido por 71 membros da nobreza e do sacerdócio. Resolvia assuntos internos.


b) Procurador (Judéia), reis vassalos (Galiléia e outros). Mantinham a ordem, proferiam sentenças capitais e cobravam tributo. Fora isto deixavam aos judeus resolver seus próprios assuntos, mas intervinham em épocas de crise, depunham sumo sacerdotes e nomeavam outros.

Devido à firmeza monoteísta dos judeus o todo-poderoso império romano teve de fazer concessões a eles:
a) Isenção do culto ao imperador.
b) Isenção do serviço militar.
c) Judeu não podia ser intimado a julgamento durante o sábado.
d) Os militares romanos não podiam usar insígnias com figuras proibidas para os judeus.
e) Os judeus podiam receber tributos para o templo.

Em síntese, o Império Romano tolerava o judaísmo como Religio Licita "religião lícita".
O povo estava insatisfeito e esperava a restauração da realeza de Israel (At 1,6). Alguns judeus se organizaram em lutas de resistência e levantes (66 d.C.). Roma reagiu violentamente, em 67 d.C matou 40 mil judeus.(este mesmo ano de 67 d.C é considerado ano da morte de Paulo). João de Giscala (67-68 d.C.) e Simão Bar Quiora (69) comandaram a resistência em Jerusalém. Em 70 Tito, general romano ataca Jerusalém arrasa tudo, cidade e templo. Os judeus se reorganizam nos anos 90 em Jâmnia a partir do farisaísmo, ou seja, o judaísmo rabínico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade, sua opinião é muito importante!